Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: REBECA NUNES VELOSO
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
O PROFMAT E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
Esta pesquisa pretende analisar o Mestrado Profissional em Matemática em Rede
Nacional (PROFMAT) no viés da formação continuada de professores de matemática da
educação básica, trazendo uma análise crítica ao programa de mestrado sob o olhar
pedagógico de alguns autores da educação, como Tardif (2002), Gatti (2010) e Vicente
& Resende (2016). Para isso, iremos conhecer e apresentar os documentos pedagógicos
oficiais do PROFMAT, analisar algumas dissertações defendidas e apresentar um
questionário realizado com 14 egressos do programa de mestrado, no qual, os mesmos
apresentam um relato de experiência vivida ao longo do curso, bem como suas
expectativas e críticas positivas e negativas sobre o programa. A fim de contribuir com
o debate que diz respeito à formação de professores no Brasil, levantando reflexões
críticas sobre o projeto de educação em curso no nosso país.
[Download TCC]