Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: REBECA PEREIRA DE SOUZA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADES BASEADAS EM SITUAÇÕES DO DIA A DIA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo a construção do conceito de Função por meio da
metodologia de Resolução de Problemas. A pesquisa justifica-se pelas dificuldades que
a professora/pesquisadora observou nas diversas etapas do processo de aprendizagem
deste conteúdo, ao longo de sua experiência como docente. Nesse intuito, será aplicada
uma sequência de atividades baseada no processo de ensino-aprendizagem através da
metodologia de Resolução de Problemas no qual pretende-se construir, através de uma
prática pedagógica diferenciada, os elementos que fundamentam este conceito: Relação
de Dependência, Domínio, Contradomínio, Imagem, Diagrama de Venn e as diferentes
maneiras de representar uma Função, assim como as Leis de Formação. As atividades foram
aplicadas em duas turmas do 9° ano do Ensino Fundamental, na Escola Técnica Estadual
Antônio Sarlo - RJ. Pela análise dos dados coletados e das atividades realizadas constatouse
que, através da Resolução de Problemas associados à situações do dia a dia do aluno,
estes, sentiram-se mais confortáveis com a disciplina e tornaram-se mais interessados e
seguros do conteúdo, contribuindo numa melhor aprendizagem e formalização do conceito.
[Download TCC]