Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RENATA VILELA
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
ENSINO DE MATEMÁTICA SOB A INFLUÊNCIA DE PROFESSORES E ALUNOS LÍDERES EM UMA PERSPECTIVA COLABORATIVA
Resumo
Esta pesquisa busca investigar as contribuições da abordagem colaborativa na educação, de modo especial na sala de aula de matemática. Busca-se ver a Matemática enquanto disciplina crítica da Educação Básica. Nessa perspectiva tem-se como meta principal responder os seguintes questionamentos: "Como motivar o aluno da Educação Básica a se tornar coautor na construção de seu conhecimento?" E "Quais aspectos
relevantes para a formação de um professor de Matemática influenciador que norteia seu ensino para a formação integral do aluno da Educação Básica?" Com o propósito de
investigar estas questões apresenta-se os aspectos históricos do ensino colaborativo, a liderança, a formação do professor e a metodologia 300 de Ricardo Fragelli. A intenção é influenciar o meio educacional na apropriação de metodologias colaborativas e participativas e dar significado para a aprendizagem matemática no Ensino Médio. A
abordagem se pauta na postura do professor enquanto líder influenciador que motiva o aluno a construir seu conhecimento matemático partilhando o que foi significado,
possibilitando a formação do pensamento crítico por meio da Matemática. Foram utilizados, como instrumentos mediadores do processo, questionários, os quais foram
analisados a partir de uma abordagem qualitativa com análise crítica dos dados coletados. Observa-se a defasagem em conteúdos referentes ao currículo de Matemática do Ensino Fundamental. Para sana-los, foram projetadas atividades
concernentes às dificuldades apresentadas, usando metodologias colaborativas, tomando como base a Metodologia 300 de Ricardo Fragelli. Como resultado, os alunos se envolveram no processo de aprendizagem com autonomia,
partilhando conhecimento. Professores se apropriaram das metodologias colaborativas enquanto forma de trabalho colhendo resultados positivos com essa abordagem.
[Download TCC]