Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROBERTO RAYALA DA SILVA CARNEIRO
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
UMA ANÁLISE DO USO DA INTERAÇÃO ENTRE CONCEITOS MATEMÁTICOS E BIOLÓGICOS NO ENSINO DA HEREDITARIEDADE EM ESCOLAS ESTADUAIS DE SENHOR DO BONFIM – BA
Resumo
A Interdisciplinaridade é considerada uma ferramenta pedagógica de grande importância para o ensino, e também para a pesquisa, na sociedade contemporânea. Contudo, a sua efetividade pode não acontecer, pois requer a colaboração de profissionais de diferentes disciplinas no estudo de um mesmo problema. Neste trabalho buscamos verificar a existência de práticas interdisciplinares entre docentes de matemática e de biologia no estudo da
hereditariedade em escolas de Ensino Médio da rede pública do município de Senhor do Bonfim-BA. A fundamentação teórica, resultado de uma pesquisa bibliográfica, apresenta um breve relato sobre a educação biológica, a educação matemática, a interdisciplinaridade e a interação entre conceitos matemáticos e biológicos no estudo da hereditariedade. Os dados, obtidos a partir de um questionário aplicado aos docentes de ambas as disciplinas, foram analisados qualitativa e quantitativamente. Além da existência de práticas interdisciplinares, buscou-se averiguar também a formação docente, o acesso e uso de recursos didáticos voltados para a interdisciplinaridade, em especial, no estudo da
hereditariedade, bem como a habilidade dos professores em reconhecer e resolver problemas sobre hereditariedade envolvendo conceitos de matemática e de biologia. Constatou-se que a maioria dos docentes não utilizam abordagens interdisciplinares envolvendo o tema herança biológica. Os resultados obtidos serviram de base para
a elaboração de uma sequência didática com enfoque interdisciplinar para o estudo da hereditariedade no Ensino Médio.
[Download TCC]