MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROBEWILTON DA SILVA ALVES

UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - RN

Dissertação

Título
Proposta Metodológica para o Ensino da Trigonometria baseada na Psicologia Pedagógica
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de mostrar aos professores de Matemática uma nova proposta de aula de trigonometria para o Ensino Médio baseada na Teoria da Atividade desenvolvida por Talizina (2000), oferencendo um material sobre a maneira como o aluno aprende, que processos mentais são encadeados e como a informação chega até ele. Mostra também as etapas de controle para maximizar o aprendizado do aluno bem como expõe aulas de trigonometria baseadas na Teoria de Formações das Ações Mentais contendo: de?nições, modo de apresentá-las ao aluno, atividades e exercícios. As referedias aulas foram elaboradas para unir teoria e prática através do processo da psicologia pedagógica. A fundamentação teórica gira em torno de autores renomados como: Aretio (2004; 2006); Van de Walle(2009); Veloso (2000); Vigotsky (2007); Galperin (2009) e Talizina (2000). Como conclusão, é visto que há vários motivos para se usar a psicologia pedagógica nas propostas de aula de Matemática, em especial, no ensino de Trigonometria para ensino médio.
[Download TCC]