Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROBSON LUIS THOMÉ
UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora - Juiz de Fora - MG
Dissertação
Título
Métodos inovadores agregados à tecnologia como ferramentas auxiliadoras no aprendizado da matemática
Resumo
Este trabalho tem o objetivo de divulgar e incentivar o incremento de ferramentas auxiliadoras no aprendizado da matemática associadas às inovadoras tecnologias educacionais. A motivação para a escolha desse tema está baseada nos bons resultados obtidos e na oferta de sistemas e ferramentas eficazes que propõem o fortalecimento e a motivação do aprendizado. Inicialmente abordamos o sistema educacional do ponto de vista histórico, tanto no mundo quanto no Brasil, sob uma perspectiva evolutiva, ligadas aos interesses e fatos que transformaram a Educação. Nesse contexto, identificamos sobre tudo os interesses políticos, religiosos e econômicos como fatores preponderantes no rumo do sistema educacional. A evolução tecnológica e suas consequências na área educacional são apresentadas e abordadas como elo da sintonia entre a tecnologia e a educação, identificada principalmente pela disseminação dos sistemas computacionais e por propostas pedagógicas diferenciadas e atuantes. Finalizando, apresentamos a robótica e algumas das principais e mais conceituadas plataformas educacionais on-line existentes e disponíveis no Brasil. Detalhamos o conceito das plataformas, mostrando suas operacionalidades, segmentos de atuação e avanços no desenvolvimento do aprendizado. Nesse trabalho, identificamos o potencial e o alcance que as plataformas oferecem e o quanto a associação “tecnologia e educação” estão presentes e insolúveis no processo da educação contemporânea, consolidando-se assim uma ferramenta valiosa identificada pela dinamização e eficiência.
[Download TCC]