MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROSELY RODRIGUES REGO BITENCOURT

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
APLICAÇÕES DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE A PARTIR DA ENGENHARIA DIDÁTICA
Resumo
O conceito de proporcionalidade pode ser abordado como conteúdo interligado com diversos outros assuntos de matemática, tornando o processo ensino-aprendizagem mais din^amico, interativo, motivador e contextualizado no cotidiano escolar. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar a aplicação do conceito de proporcionalidade a partir da Engenharia Didática, para uma turma de 2o ano do Ensino Médio, em uma Escola Pública da Rede Estadual, no Município de Macapá. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de uma sequência didática seguindo os princípios da Engenharia Didática. Foi aplicado um teste inicial objetivando verificar o nível de conhecimento prévio dos alunos e a partir da análise dos resultados verificou-se a necessidade de revisão dos conteúdos relacionados a proporcionalidade. Em seguida, foi elaborada e aplicada uma sequência didática composta de 5 atividades, relacionando teoria e prática, com abordagem no cotidiano dos alunos. Após a aplicação da sequência didática, para validar a eficácia da metodologia utilizada, foi aplicado um teste final para verificar o nível de desempenho dos alunos. Da análise comparativa dos resultados obtidos nos testes inicial e final, constatou-se uma melhora relativa de desempenho dos alunos, uma vez que no teste inicial, a turma apresentou, em média, um percentual de 24% de acertos; 50% de erros e 26% de respostas em branco, enquanto que no teste final, os percentuais médios foram de 42% de acertos; 40% de erros e 18% de quest~oes em branco. Assim, conclui-se que a utilização da metodologia da engenharia didática trouxe uma melhora significativa para o processo de ensino-aprendizagem do conceito de proporcionalidade para os alunos pesquisados.
[Download TCC]