Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SERGIANA ALVES CANGUSCU MIRANDA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
CAIXA DE FUN¸C˜ OES: UMA PROPOSTA COM MATERIAL CONCRETO E MANIPUL´ AVEL
Resumo
Este trabalho apresenta algumas atividades propostas, contendo objetivos espec´?fico, para
serem utilizadas em sala de aula, tendo como material concreto e manipul´avel, uma
Caixa de Fun¸c˜oes constru´?da a partir de materiais simples. Esta Caixa de Fun¸c˜oes tem
como objetivo principal facilitar o processo ensino-aprendizagem de Fun¸c˜oes, atrav´es da
compreens˜ao do conceito, a princ´?pio, mas tamb´em composi¸c˜ao e inversa. A composi¸c˜ao de
fun¸c˜oes ser´a realizada a partir de sobreposi¸c˜ao das caixas, onde cada caixa representa uma
fun¸c˜ao, podendo realizar composi¸c˜ao entre duas, trˆes ou mais fun¸c˜oes, favorecendo assim,
a compreens˜ao desse conte´udo, bem como o conceito de fun¸c˜ao inversa. Esta Caixa de
Fun¸c˜oes pode possibilitar ao aluno ser agente ativo no processo ensino-aprendizagem, bem
como promover maior intera¸c˜ao entre o professor–aluno. Ap´os a compreens˜ao do conceito
de composi¸c˜ao e inversa, bem como suas propriedades, o aluno poder´a construir uma t´abua
de composi¸c˜ao de fun¸c˜oes atrav´es da utiliza¸c˜ao da Caixa de Fun¸c˜oes, podendo efetuar
composi¸c˜oes com mais propriedade e facilidade. A Caixa de Fun¸c˜oes ser´a utilizada para
compreender o conceito de fun¸c˜ao. para isso propomos algumas atividades que envolva,
por exemplo, composi¸c˜ao e inversa de fun¸c˜oes. Portanto, esperamos que este material
possa servir como apoio para o ensino de fun¸c˜oes, se constituindo como um elemento
mediador entre o conhecimento te´orico e o desenvolvimento subjetivo do aluno. Para tanto,
foi realizada uma pesquisa bibliogr´afica sobre Fun¸c˜oes e materiais concretos juntamente
com um recorte hist´orico sobre o tema. Em seguida, dois momentos se destacaram: o
primeiro, onde buscou-se a constru¸c˜ao e a compreens˜ao da Caixa de Fun¸c˜oes, com seus
erros e acertos, at´e o seu produto final e, o segundo, onde houve a an´alise dos t´opicos
relacionados a fun¸c˜oes que poderiam ser utilizados como instrumento facilitador.
[Download TCC]