Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SERGIO LUIS TAMASSIA DOS SANTOS
USP - Universidade de São Paulo - São Paulo - SP
Dissertação
Título
Utilização de jogos sérios na aprendizagem de matemática
Resumo
As mudanças que as inovações tecnológicas têm promovido em nossas vidas tem se tornado
cada vez mais profundas e rápidas. O convívio social, os ambientes de trabalho, as opções
de entretenimento transformam-se continuamente. As crianças de hoje são nativos digitais,
convivendo com videogames, smartphones e computadores algumas vezes até antes de sua
alfabetização. A educação, que é uma das bases que propiciou esta revolução, e, de uma forma
mais especifica o ensino de matemática, essencial no campo de ciências e engenharia, tem a
necessidade de acompanhar estas mudanças, através da adoção de novas tecnologias e métodos
em sala de aula. Este trabalho tem por objetivo buscar uma resposta para uma das questões
levantadas por este cenário: qual a real efetividade do uso de jogos sérios eletrônicos como
auxiliares no processo de ensino-aprendizagem de matemática na educação básica? Através
de uma revisão sistemática apresentamos um panorama do estudo acadêmico sobre o tema nos
últimos cinco anos, concluindo que realmente os jogos sérios eletrônicos são ferramentas de
alavancagem no processo de ensino-aprendizagem de matemática, apontando caminhos futuros
a serem explorados dentro da realidade brasileira.
[Download TCC]