Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THIAGO ANTONIO VALENTIM
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Resumo
Os resultados dos exames nacionais mostram que os alunos apresentam grande dificuldade
em geometria espacial no que diz respeito a visualização de suas componentes,
como número de arestas, faces e vértices.
A Realidade Aumentada (RA) caracteriza-se pela adição de elementos virtuais às
imagens do mundo real, enriquecendo desse modo a percepção do utilizador em
determinadas situações, tal como geometria espacial.
Com o uso do software NIZ, alunos podem visualizar sólidos geométricos de maneira
prática e simples através do monitor de um computador e não apenas isso, podem
também manipulá-los.
A aplicação foi testada em 60 alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola
particular de Duque de Caxias, RJ, onde os mesmos vieram a preencher um questionário
expondo suas opiniões, favoráveis ou não, com relação ao método utilizado.
[Download TCC]