MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THIAGO ANTONIO VALENTIM

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
O USO DA REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL
Resumo
Os resultados dos exames nacionais mostram que os alunos apresentam grande dificuldade em geometria espacial no que diz respeito a visualização de suas componentes, como número de arestas, faces e vértices. A Realidade Aumentada (RA) caracteriza-se pela adição de elementos virtuais às imagens do mundo real, enriquecendo desse modo a percepção do utilizador em determinadas situações, tal como geometria espacial. Com o uso do software NIZ, alunos podem visualizar sólidos geométricos de maneira prática e simples através do monitor de um computador e não apenas isso, podem também manipulá-los. A aplicação foi testada em 60 alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola particular de Duque de Caxias, RJ, onde os mesmos vieram a preencher um questionário expondo suas opiniões, favoráveis ou não, com relação ao método utilizado.
[Download TCC]