Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LEONARDO PEÇANHA CURTINHA
UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ
Dissertação
Título
Matemática Financeira – uma proposta para o uso de ferramentas matemáticas e recursos tecnológicos em sala de aula
Resumo
Este trabalho tem como objetivo ilustrar como o uso de ferramentas matemáticas e de recursos tecnológicos para resolver
problemas relacionados à matemática financeira pode despertar no educando o interesse por assuntos cotidianos, tornando-se
assim um protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Isso também o ajudará a tornar-se um cidadão mais
consciente da realidade social na qual está inserido, pois a matemática financeira é muito presente em seu cotidiano.
Foram feitas aplicação de atividades relacionadas a este tema em duas turmas. Na primeira, observamos o domínio dos
estudantes na utilização de ferramentas matemáticas básicas para resolver problemas envolvendo matemática financeira, com
uso mínimo de tecnologia. Nasegunda turma as atividades envolveram problemas mais elaborados de matemática financeira
que exigem uma matemática um pouco mais sofisticada. Neste caso os estudantes fizeram uso de recursos tecnológicos
básicos, como calculadoras e celulares para resolver as questões propostas. A expectativa é despertar o interesse do educando
pela matemática como ferramenta no seu cotidiano e mostrar que os recursos tecnológicos podem ser grandes aliados quando
dominamos suas funções de forma eficiente. A turma sem recursos tecnológicos exercitou mais a interpretação e a utilização
de ferramentas matemáticas básicas, enquanto a segunda turma exercitou o uso dos recursos tecnológicos disponíveis num
nível de interpretação menos complicado. Ambas as turmas demonstraram dificuldades em desenvolver as questões devido
à falta de prática com as ferramentas matemáticas associadas ao tema, aos tópicos básicos do ensino e aprendizagem de
matemática financeira e falta de domínio de funções básicas dos recursos tecnológicos associados à matemática. De qualquer
forma, as duas turmas ficaram muito motivadas com o tema e, ao longo do desenvolvimento das atividades, superaram em
boa parte essas dificuldades.
O desejo de despertar no educando e no educador o senso crítico e o interesse pelo estudo da matemática financeira
como uma ferramenta transformadora da realidade levou-nos a propor, no final do trabalho, uma série de atividades que
demandam o uso de planilhas de cálculo em computadores, lidando com cálculos mais elaborados, além de sugestões de livros
e filmes para estimular a discussão da matemática financeira em sala de aula.
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