MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: THIAGO VIDAL DA COSTA

UFF - Universidade Federal Fluminense - Niterói - RJ

Dissertação

Título
Quando e como trabalhar com demonstrações no ensino de Matemática? Uma reflexão sobre a fórmula de Bhaskara
Resumo
Perceber uma regularidade a partir de experimentos está mais próximo de demonstrar uma a?rmação matemática do que parece. Muito antes da formalização dos conceitos, é importante realizarmos testes e repetições. Todos esses procedimentos antecedem uma demonstração. Porém, levar os alunos ao primeiro contato com uma demonstração matemática não é uma tarefa fácil, pois a transição das conclusões através do concreto para as conclusões através do abstrato requerem tempo, planejamento, preparo e paciência. O objetivo deste trabalho é sugerir atividades que possam servir como base para certas demonstrações que precisam ser vistas e estudadas ainda no Ensino Fundamental, principalmente por alunos dos 8o e9 o anos, visto que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) preveem, nesta etapa de escolaridade, que os alunos estejam aptos a acompanhar, compreender e até mesmo executar algumas demonstrações. Um tópico tratado no 9o ano foi utilizado durante a pesquisa e aplicação das atividades: a fórmula de Bhaskara. Uma sequência de atividades será sugerida para o tópico e ao ?nal traremos algumas conclusões obtidas. É importante observar que as atividades foram realizadas com alunos de duas turmas de uma Escola Pública Municipal localizada na cidade de Macaé-RJ.
[Download TCC]