Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EDUARDO CASTRO BRITTES
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Gelosia e Divisão Americana: uma experiência motivadora com esses algoritmos operatórios pouco explorados no ensino fundamental
Resumo
Em uma das redes públicas de ensino em que o autor atua como professor, vários alunos chegam ao início do segundo segmento do Ensino Fundamental sem dominar as quatro operações aritméticas básicas e, especificamente, com muitas dificuldades na multiplicação e na divisão de números naturais. Verifica-se também o pouco interesse de vários deles por conteúdos de matemática de uma forma geral. Considerando essa realidade, notou-se uma necessidade de buscar inovações, encontrando formas de estimular a aprendizagem deste componente curricular. Ao longo dos anos, pesquisaram-se alguns métodos e algoritmos para multiplicar e para dividir números naturais. Testando vários deles ao longo dos anos, a experiência em sala de aula apontou a Gelosia e a Divisão Americana como algoritmos potencialmente motivadores para o ensino de operações aritméticas, pelo formato e pela simplicidade. O objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa-ação numa turma do sexto ano do Ensino Fundamental, envolvendo o uso desses dois algoritmos, avaliando aspectos motivacionais e de aprendizagem durante a experiência. Inicialmente, foram aplicados nessa turma um teste para avaliar a motivação para estudar matemática e um pré-teste, onde se pedia para resolver questões simples de multiplicação e divisão de números naturais, da forma como cada aluno desejasse. Depois dessa etapa, foram realizadas algumas atividades, usando os algoritmos supracitados. Finalmente, foi realizado um pós-teste e foi reaplicado o teste de motivação, que concedeu os dados necessários para as conclusões da pesquisa. Pela semelhança com o tradicional "Jogo da Velha", a Gelosia foi introduzida como um jogo de tabuleiro artesanal, o que estimulou a competição e gerou muito interesse na maioria. Já a divisão americana usou, na maioria dos movimentos, a subtração, que é um conteúdo bem assimilado por alunos nesta faixa etária e de escolaridade, uma vez que, normalmente, esses alunos possuem um melhor desenvolvimento do pensamento aditivo. Por isso recebeu muita atenção dos alunos, que aprimoraram seus conceitos de ordens (unidade, dezena, centena), para melhor desempenhar o algoritmo. Baseado no questionário que avaliou a motivação para estudar Matemática, foi possível não só observar a melhora do interesse pelas diversas atividades que envolvem o conteúdo de Matemática, como também um aumento de confiança e credibilidade na relação professor x aluno. A abordagem rendeu resultados satisfatórios. Esse tipo de experiência pode deixar como legado para os alunos o abandono da impressão inicial ruim que poderiam ter em relação à Aritmética e, por muitas vezes, retirando o medo e repulsa em ter que fazer contas, substituindo este sentimento pela segurança gerada pelo domínio de uma forma diferenciada de resolver problemas que exigem multiplicação e divisão. Além disso, tal experiência pode aumentar a capacidade dos alunos em absorver o princípio multiplicativo, abrindo caminho para que se aprofunde a aprendizagem neste campo de conhecimento.
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