Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ANDRÉ LOPES TEIXEIRA
UFAM - Universidade Federal do Amazonas - Manaus - AM
Dissertação
Título
A História da Matemática e Os Exercícios Problemas como Ferramenta para o Ensino das Equações Algébricas do 1º ao 4º Graus.
Resumo
Este trabalho tem por finalidade apresentar a importância da História da Matemática e dos
exercícios problemas no ensino das Equações algébricas, em especial, sendo utilizados como
ferramenta de ensino para as equações do 1o e 2o graus que são ensinadas no terceiro e quarto
ciclos, respectivamente, além de também trazer uma proposta de ensino para os Números Complexos,
sendo ensinados através da sua história e das equações do 3o grau, no terceiro ano do
ensino médio. Para tal, apresentamos um apanhado da história das equações algébricas do 1o
até o 4o grau para que possamos usar como base para o nosso roteiro de aula, e também como
fonte de consulta. Assim, sugerimos um roteiro para o ensino das equações do 1o e 2o graus e
também para o ensino dos Números complexos, utilizando como ferramenta, no primeiro caso,
a História da matemática e os exercícios problemas e, no segundo, a História da Matemática
e as equações do 3o grau. Os principais objetivos desses roteiros e o porquê de se ensinar os
referidos assuntos dessa forma são detalhados neste trabalho.
[Download TCC]