Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARGARETH BRANDÃO MENDES SILVA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
ABORDAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA
Resumo
A presente pesquisa apresenta uma proposta pedagógica para a abordagem da Matemática
Financeira conectada a contextos da Educação Financeira, com o objetivo de auxiliar a ação
docente e conferir um sentido significativo à temática no processo de ensino e aprendizagem.
A escolha do tema da pesquisa decorre do fato de que é comum aos jovens estudantes do
ensino médio se depararem com situações que exigem a aplicação e a compreensão de
conceitos e procedimentos matemáticos financeiros e, por vezes, apresentarem dificuldades
e a insuficiência de conhecimentos de termos pertinentes à educação financeira que se
fazem tão presentes e necessários em seu cotidiano. O aporte teórico utilizado neste
trabalho embasa-se na análise bibliográfica de livros, pesquisas e documentos voltados ao
contexto histórico e à fundamentação teórica da Matemática Financeira, às concepções
pertinentes à Educação Financeira e à teoria das Sequências Didáticas. No que se refere
aos instrumentos colaborativos pedagógicos, a propositura consiste em apresentar cinco
sequências didáticas temáticas, voltadas para turmas de 2º e 3º anos do ensino médio, que
envolvem a proposta de aulas orientadas para o professor, com sugestões de pesquisas,
de atividades e de exercícios contextualizados, com enfoque nos conceitos da Matemática
Financeira articulados à Educação Financeira, além de um pré-teste e um pós-teste, com o
propósito de se verificar o nível de conhecimento dos alunos antes e depois da aplicação das
sequências didáticas. A expectativa é de que, por meio das sequências didáticas propostas,
o professor tenha um suporte mais dinâmico para conduzir suas aulas, a fim de que a
abordagem de conceitos direcionados à Matemática Financeira e Educação Financeira
torne-se mais significativa e próxima à realidade do educando e, menos mecanizada. Além
disso, almeja-se despertar a consciência crítico reflexiva do aluno e, fornecer ferramentas
que contribuam para o desenvolvimento da sua educação financeira, enquanto cidadão,
seja no âmbito escolar ou social.
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