Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FLÁVIO MARTINS MACHADO
UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA
Dissertação
Título
Noções de Cálculo I no Ensino Médio: Uma proposta de intervenção curricular
Resumo
Este trabalho, voltado para professores do Ensino Médio, ocupa-se em propor uma metodologia para o ensino de noções de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio, pois esse tema, atualmente estudado em diversos cursos no Ensino Superior, apresenta altíssimos índices de reprovação, o que sugere um abismo existente entre a matemática trabalhada na Educação Básica e a do Ensino Superior, além de trazer grandes vantagens aos alunos na assimilação de conceitos matemáticos e físicos. Nesse sentido, este trabalho busca abordar ainda no Ensino Médio noções de limites, derivadas e integrais de maneira intuitiva e livre do rigor matemático excessivo que os livros de Cálculo I adotados na Universidade tratam o tema. A metodologia baseia-se em experiências que apresentaram resultados bastante positivos na prática docente, tais como: abordagem de tópicos da história da matemática, uso de recursos tecnológicos e mapas conceituais como ferramentas pedagógicas auxiliares.
[Download TCC]