Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAWLINSON DOS SANTOS SILVA
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
A UTILIZAÇÃO DO MULTIPLANO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Resumo
Neste trabalho, realizou-se um breve levantamento bibliográfico sobre a história da educação
inclusiva no Brasil, bem como das leis que envolvem essa temática, sendo proposta uma
metodologia para o ensino inclusivo abordando conteúdos como operações matemáticas,
ângulos e trigonometria utilizando o Multiplano como ferramenta concreta. Realizou-se a
análise didático-pedagógica do kit multiplano e em seguida foram elaboradas sequências
didáticas e ministradas a alunos com deficiência visual, com o intuito de averiguar a aplicabilidade
desta proposta, observando alguns aspectos, tais como: formação dos conceitos,
noção de posição dos objetos no espaço, direcionamento, termos e processo de ressignificação
no multiplano. Posteriormente foram aplicados questionários específicos para alunos
e professores visando à obtenção de informações a respeito da proposta e do material concreto
utilizado. Diante dos resultados obtidos, observou-se que a proposta metodológica
desenvolvida possui condições de ser adotada no ensino inclusivo de matemática em aulas
regulares da educação básica auxiliando alunos e professores em sua busca contínua por
educação de qualidade
[Download TCC]