MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: INDALÉCIO FERREIRA DAS NEVES

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
BANCO DE QUESTÕES OBMEP NÍVEIS I E II: UMA ANÁLISE CRÍTICO-CONSTRUTIVA E UM NOVA PROPOSTA METODOLÓGICA
Resumo
Nesta abordagem, procurou-se prover a quem interessar possa, elementos que os tornem capazes de perceber, analisar e refletir sobre a importância da melhoria da educação matemática, principalmente nas escolas públicas, por meio da análise das questões propostas no Banco de Questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas-OBMEP dos níveis 1 (6o e 7o anos) e 2 (8o e 9o anos), nas quais mudanças metodológicas que vão ao encontro da potencialização o aprendizado do discente, são e serão sempre bem-vindas. Com a análise criteriosa de certas questões procurou-se apontar possíveis interlocuções e sugerir mudanças de paradigmas. Com o questionário on-line disponibilizado via rede social aos professores de Matemática da rede pública de ensino em vários cantos do país, buscou-se desvelar o pensamento desse professor sobre o mesmo assunto abordado pelo autor, confrontando e ora complementando pensamentos e angústias. Em seguida, fezse uma breve introdução histórica sobre o surgimento das olimpíadas de conhecimento, prioritariamente, o pensamento matemático, mostrando essa evolução. Há também a exposição de fragmentos de pensamentos de certos autores sobre o assunto, particularmente (Cocco), (Figueiredo) e (Fragoso), os quais, com suas concepções metodológicas, municiaram o autor de ideias alimentadoras de seu arcabouço teórico. Contudo, ainda que tentem apontar a saída para os sérios problemas enfrentados na educação matemática do país, em níveis qualitativos, muitas restrições ainda impedem essa evolução. Enfim, há que se registrar que esse quadro é reversível. Contudo, é crucial que sejam tomadas providências que, efetivamente, retirem a educação, particularmente àquela direcionada à arte das Ciências Exatas, do limbo em que se está e os resultados esperados se concretizem.
[Download TCC]