Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SILVIA XAVIER SARAIVA ARAÚJO
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE DERIVADAS NO ENSINO MÉDIO.
Resumo
O presente trabalho se constitui em uma proposta didática para o ensino introdutório de derivadas, atrelado ao ensino de funções no 1º ano do Ensino Médio, com ênfase nas funções do 1? e 2º graus. Para isso, buscou-se analisar a viabilidade da introdução do ensino de Cálculo nessa fase escolar, tendo em vista as dificuldades inerentes a esta disciplina e o extenso currículo do Ensino Médio. A partir de um levantamento bibliográfico, descreveu-se um breve histórico sobre o surgimento do cálculo como conhecimento matemático, apontando os principais problemas que desencadearam tal estudo e sobre o ensino de Cálculo no Ensino Médio no Brasil, ressaltando os motivos que levaram a retirada de tópicos de cálculo dos programas de Matemática. Também foi realizada uma pesquisa na base de dados do IFCE - campus Limoeiro do Norte, a fim de investigar quantos cursos superiores contêm a disciplina de Cálculo em seus programas e quais os índices de aprovação/reprovação em tais disciplinas nos semestres 2014.1 e 2015.1. Baseado nos alarmantes resultados da referida pesquisa, os quais variam de 33% a 90% de reprovação,propusemonos a elaborar uma sequência didática sobre derivadas das funções do 1º e 2º graus de forma contextualizada e interdisciplinar, com ênfase na resolução de problemas e aplicações, objetivando disponibilizar um material que possa ser testado em sala de aula e que seja útil para melhorar o ensino de cálculo no ensino superior. Observa-se que o Cálculo sempre foi uma importante ferramenta para o desenvolvimento científico e tecnológico e que, atualmente, desempenha um papel fundamental em várias áreas do conhecimento. Portanto, a necessidade da inserção de tópicos de cálculo no Ensino Médio é inegável, tendo em vista a forma¸c˜ao continuada desses alunos e o papel facilitador que o cálculo desempenha em outros conte´udos matemáticos e outras áreas do conhecimento. Além disso, nota-se que ´e totalmente viável inserir o conceito de derivadas logo no 1º ano do Ensino Médio, desde que o rigor matem´atico e o excesso de formalismos não sejam demasiadamente explorados, mas que ao invés disso, sejam destacadas a interpretação geométrica e as aplicações. Dessa forma, é necessário que mais pesquisas sejam realizadas neste âmbito, fornecendo suporte para os professores do Ensino Médio introduzirem noções intuitivas do Cálculo de forma apropriada ao seu público.
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