Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALMIR SARDINHA MENDES
UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP
Dissertação
Título
RELÓGIO DE SOL: PROPOSTA DE ENSINO PARA O ESTUDO DE ANGULOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este estudo monográfico desenvolveu uma proposta de ensino com intuito de introduzir a geometria de uma forma diferente da tradicional e usual, sendo que este inicia-se com alguns fatos históricos relacionados à matemática para que posteriormente fosse desenvolvida a relação entre a geometria e o relógio de sol. O relógio de sol é uma forma didática de difundir o ensino da geometria seja para o Ensino Fundamental II ou Ensino Médio. Este trabalho foi desenvolvido por meio de revis~ao de literatura e teve como objetivo analisar a importância da utilização do relógio de sol como ferramenta de ensino a geometria. Constatou-se que a inserção do relógio de sol no ensino da geometria permite a integração e a interação entre professor e aluno, além de ser um recurso que promove a facilitação do processo de ensino-aprendizagem da geometria.
[Download TCC]