MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO ROBERTO FIGUEIREDO PAMPHYLIO

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
A ABORDAGEM DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM SITUAÇÕES-PROBLEMA ENVOLVENDO FUNÇÕES AFINS E QUADRÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Resumo
A Matemática é uma área de conhecimento complexa. A apreensão dos saberes que regem essa ciência por parte dos alunos em sala de aula pode ser um processo nada fácil. Nessa perspectiva, a Modelagem Matemática é um mecanismo que pode ser facilmente associado a alguns conteúdos que compõe o currículo da disciplina a fim de facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, neste trabalho, será implementada uma discussão acerca de como a Modelagem Matemática pode ser trabalhada em consonância com o estudo de funções afins e quadráticas, bem como será apresentada uma proposta de como aplicar Modelagem Matemática em funções, com o objetivo de aproximar a Matemática formal da Matemática cotidiana e, com isso, aproximar o aluno da sua realidade. Para tanto, foi realizada uma profunda pesquisa bibliográfica em acervos de autores renomados na área de Modelagem Matemática, Funções e Ensino-Aprendizagem de Matemática, o que possibilitou a formação de um consistente alicerce teórico para o desenvolvimento desta pesquisa. Por fim, verificou-se a significância da abordagem de Modelagem Matemática associada aos conteúdos do currículo do Ensino Fundamental II, em especial ao conteúdo de funções afins e quadráticas, na condição de mecanismo matemático capaz de desenvolver habilidades ímpares nos discentes, como a abstração e o raciocínio lógico.
[Download TCC]