MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEVINDO FELICIO DE OLIVEIRA JUNIOR

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
A CONTEXTUALIZAÇÃO DE MATRIZES NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA DE TRABALHO
Resumo
A presente pesquisa tem o objetivo de apresentar abordagens diferenciadas no ensino de matrizes, levando em consideração a contextualização do tema em assuntos pertinentes para os alunos do ensino médio. Essa preocupação, bem como a interdisciplinaridade, se faz presente nas atividades apresentadas, da mesma forma que as definições e o rigor matemático atribuído aos conceitos sobre matrizes e transformações geométricas. As isometrias no plano nortearam grande parte desta pesquisa pela sua intensa aplicabilidade, entretanto as transformações não isométricas e a abordagem dos grafos dirigidos também se protagonizaram nesse trabalho. O estudo também aborda um pequeno histórico sobre matrizes, ressaltando a importância de seu uso em sala de aula trazendo para isso, justificativas para os algoritmos da multiplicação entre matrizes. As situações didáticas apresentadas primam pelo aspecto contextualizado, tema que foi bastante discutido durante o texto, justificando a intensa preocupação com a fragmentação do currículo escolar. As inter-relações entre algumas disciplinas e mesmo dentro da própria matemática são apresentadas numa maneira de aproximar o aluno dos conceitos matemáticos. A metodologia sugerida é a teoria da problematização, que auxiliou no ciclo contextualizar/descontextualizar/recontextualizar procurando fazer com que o aluno se aproprie do saber, tornando o produto do aprendizado em algo significativo.
[Download TCC]