MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LOURENÇO ANTONIO DA CRUZ CORDEIRO

UFPA - Universidade Federal do Pará - Belém - PA

Dissertação

Título
UM ESTUDO SOBRE AS QUATRO OPERAÇÕES COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DAS SÉRIES INICIAS
Resumo
No cenário educacional, no ensino da matemática, há uma questão que instigou este trabalho de observação e pesquisa: a dificuldade encontrada pelos alunos - especialmente no Ensino Fundamental II - de realizar as quatro operações. Este tem sido um problema que há muito merece cuidado e tem gerado várias discussões. Dentre estas discussões, uma questão é sobressalente no que diz respeito à tentativa de reverter este quadro: nos Cursos de Formação de Professores de Educação Geral, não há uma disciplina que contemple a plena preparação de professores para ensinar as quatro operações com números naturais. Diante disto, esta dissertação dispõe a observação e a sugestão de práticas para enfrentar um problema consistente no ensino aprendizagem da matemática: como ensinar qualitativamente as operações básicas com números naturais no Ensino Fundamental I.Nosso objetivo, portanto, é procurar demonstrar métodos para a (re)significação do ensino das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão para melhorar a aprendizagem dos discentes. Para tanto, realizou-se uma oficina com os professores do Ensino Fundamental I, em que foram trabalhadas essas operações com um cuidado didático que levou em consideração o desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, segundo sugere os PCN’s e a Matriz de Referência em que se baseia a “Prova Brasil”. Nesse sentido, também objetivamos, diante dos resultados desta oficina, dar espaço para que se crie um tutorial, que servirá de apoio ao professor nesta questão, visto que há um grande interesse por parte dos educadores em participar de outros encontros dessa natureza.
[Download TCC]