Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUIS ANTONIO CARDOSO
UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Seropédica - RJ
Dissertação
Título
Análise e Sugestões de Atividades Relacionadas a Demonstrações Matemáticas para o Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-dedutivo em Sala de Aula
Resumo
Este trabalho é um estudo sobre demonstrações, provas e argumentações matemáticas na
Educação Básica. Procura verificar as indicações dos PCN relacionadas ao tema e entender e
diferenciar prova, argumentação e demonstração segundo autores como Balacheff, Lilian
Nasser, Lúcia Tinoco e Duval. É também o resultado de uma pesquisa de campo realizada
com alunos do final do Ensino Fundamental e do início do Ensino Médio, para avaliar
quantitativamente, o nível de conhecimento em escrita argumentativa e demonstrativa.
Também propomos algumas demonstrações importantes que consideramos imprescindíveis à
Educação Básica. Como resultado observou-se que os PCN indicam, mas não prescrevem o
ensino de demonstrações nos Ensinos Fundamental e Médio e os alunos que participaram das
atividades têm dificuldades no processo argumentativo e demonstrativo ficando, em média, no
mesmo patamar de nível de conhecimento matemático dos alunos participantes da Prova
Brasil e da OBMEP.
[Download TCC]