MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MANOELA DO VALE DE OLIVEIRA

UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Congruência: uma experiência com alunos surdos
Resumo
Por muitos anos, o ensino de Geometria foi colocado em segundo plano nos ensinos Fun- damental e Médio, porém esse cenário vem sendo modificado uma vez que estudos com- provam que o ensino de Geometria promove o desenvolvimento da percepção visual e do raciocínio lógico. E como é o ensino deste conteúdo para alunos surdos? Os alunos surdos têm uma percepção visual mais apurada do que o ouvinte, pois a pessoa surda não possui um dos sentidos, a audição, sendo a visão o seu canal de comunicação. Mas, o ensino de Geometria para surdos também ficou em segundo plano, pois, por questões filosóficas e políticas, os alunos deveriam primeiro aprender a oralizar para poder apren- der os conteúdos. Mas esse cenário vem sendo modificado, uma vez já que se reconhece uma língua visoespacial natural da comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais, LI- BRAS. A proposta desse trabalho é sugerir algumas atividades para construir o conceito de congruência de segmentos usando a construção geométrica para os alunos surdos. As atividades foram aplicadas a uma classe de alunos de uma escola de surdos.
[Download TCC]