Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADENISE VIEIRA DE SOUZA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO MEIO DE INTEGRAR A MATEMÁTICA ÀS DISCIPLINAS TÉCNICAS: UMA EXPERIÊNCIA NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar quais problemas matemáticos estão presentes nas disciplinas técnicas do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, e se é possível integrar o ensino da Matemática com o ensino das disciplinas técnicas utilizando uma proposta de ensino baseada na metodologia da resolução de problemas. Para tanto, primeiramente, foi preciso conhecer essas disciplinas e destacar nelas a presença da Matemática. Sendo assim, para o desenvolvimento da pesquisa, optamos pela metodologia de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Inicialmente buscamos problemas matemáticos presentes nas disciplinas técnicas do referido curso, utilizando como coleta de dados questionários e entrevistas com professores das disciplinas Técnicas do Curso Técnico em Agropecuária, análise do Projeto do Curso, consulta aos cadernos das disciplinas técnicas dos alunos e consulta a alguns sites que se referem à agricultura no país. Com esses dados, foram criadas listas de problemas matemáticos que se relacionam com as disciplinas técnicas. Essas listas foram aplicadas aos alunos de duas turmas da 1ª série do curso Técnico em Agropecuária do IFNMG – Campus Januária, divididas em oito encontros. Com a realização das atividades foi possível observar que, ao trabalharmos com a metodologia da resolução de problemas, em especial propondo problemas presentes nas disciplinas técnicas, os alunos se sentiram motivados para a aprendizagem e passaram a ser participativos, autônomos e críticos. Disso concluímos que, ao trabalhar com a metodologia da resolução de problemas, os alunos desenvolvem habilidades que serão necessárias ao enfrentarem situações reais do dia-a-dia. Portanto, é importante que esta metodologia faça parte das atividades docente dos professores de Matemática. No entanto, ressaltamos que, para trabalhar problemas presentes nas disciplinas técnicas, é necessário um ambiente que contemple a comunicação entre as diferentes áreas do conhecimento. Outro fator que dificulta a integração do ensino é que os conteúdos matemáticos previstos para a 1ª série do Ensino Médio estão desconectados dos conteúdos matemáticos utilizados nas disciplinas técnicas. Isso impossibilita uma maior integração entre essas disciplinas. Seria, então, necessária uma reformulação do currículo de Matemática aproximando-o ao currículo das disciplinas técnicas.
[Download TCC]