Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARIA BOTELHO ALVES PENA
UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG
Dissertação
Título
EXPERIÊNCIAS DOCENTE VIVENCIADAS, DENTRO E FORA DA SALA DE AULA, EM TEMPOS DE OBMEP de 2005 a 2013.
Resumo
Este trabalho é fruto de experiências vivenciadas na minha prática docente focada na resolução de problemas e na OBMEP. Ele trata da utilização de algumas ações e atividades que visavam dar oportunidade a todos os alunos de estarem em contato com uma Matemática criativa, desafiadora, prazerosa e que ainda poderia melhorar o seu desempenho nas avaliações internas e externas. O objetivo desta dissertação é analisar, selecionar e compartilhar as práticas pedagógicas da disciplina de Matemática, em especial com a metodologia de resolução de problemas com foco na OBMEP. As ações tiveram como público alvo os alunos da 2ª e/ou 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Messias Pedreiro, Uberlândia-MG de 2005 a 2013. As atividades foram selecionadas ao longo destes anos através da análise histórica da escola na OBMEP, pesquisas estatísticas, sondagens em sala de aula e conversas informais que foram feitas para servir de alicerce para reflexões e intervenções pedagógicas. Foram observados e analisados também os roteiros de homenagens da OBMEP, filmagens, entrevistas, depoimentos espontâneos de alunos e ex-alunos presencialmente, por e-mail e pelas redes sociais. A análise dos fatos revelou que quando devidamente motivados e apoiados há interesse dos estudantes em adquirir novos conhecimentos, de participar de atividades de resolução de problemas e da OBMEP. A resistência inicial é devido à falta de informação em torno da competição, por não se sentirem capazes, por não terem obtido resultados satisfatórios anteriormente e por não terem vivenciado experiências matemáticas análogas. As atividades também proporcionaram um novo olhar sobre a OBMEP e sobre a Matemática, levando os alunos a perceberem a importância de se resolver problemas, de se tornarem independentes e pesquisadores. Além disso, provocou nos professores que se envolveram a reflexão sobre sua prática profissional, modificando a sua postura na sala de aula como professor, elaborando projetos e traçando estratégias visando proporcionar a todos os alunos um ensino de qualidade. A partir das interações realizadas, dos depoimentos dos alunos e ex-alunos, dos resultados de avaliações internas e externas e analisando a trajetória destes alunos na universidade e agora já ingressando no mercado de trabalho; podemos concluir que a resolução de problemas e a OBMEP exerceram uma influência muito positiva na vida de quem se envolveu, premiados ou não.
[Download TCC]