MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: MAURO SERGIO SANTANA

UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Barra do Garças - MT

Dissertação

Título
O volume dos principais poliedros: metodologia e atividades no esquema de resolução de problemas
Resumo
Neste trabalho, propôs-se uma abordagem didática para o cálculo de volume dos principais sólidos vistos no Ensino Médio, numa linguagem acessível aos estudantes e mantendo um certo rigor matemático. Procurou-se enriquecê-la com atividades concretas e com aplicações em situações-problema do cotidiano, buscando estimular a motivação e despertar o interesse do educando pelo tema. Nas aplicações concretas, os estudantes podem manipular ou mesmo criar os objetos de estudo. Nas do cotidiano, ressaltou-se fatos interessantes, curiosos e desafiadores relativos aos conceitos vistos. Apresenta-se as atividades em dois momentos do estudo: algumas na introdução dos conceitos, buscando despertar a ideia intuitiva do que será tratado, e outras, após a apresentação dos conceitos, buscando afirmação, reforço e aplicação do que fora tratado. Trabalhou-se as definições e os aspectos mais relevantes de aprendizagem significativa e da motivação do educando, fator determinante para esse tipo de aprendizagem. Apresenta-se também as etapas da metodologia de resolução de problemas esquematizada por Goerge Polya, a qual foi adotada na resolução de alguns problemas, oferecendo, com isso, um modelo para que os educandos possam segui-lo em situações-problema semelhantes. Ao tratar-se dos conceitos da Geometria Espacial referentes ao cálculo de volumes, seguiu-se as Recomendações e procedimentos vistos no Programa de Mestrado do PROFMAT, o qual defendeu a seguinte metodologia para trabalhar esse tema no Ensino Médio: partir sempre de resultados particulares e estendê-los para resultados mais gerais. Mescla-se também, procedimentos e reflexões didáticas, adquiridas na experiência como professor da rede pública do Estado. É uma proposta metodológica que visa tornar o enfoque desse tópico da Geometria Espacial mais interessante e motivadora de uma aprendizagem significativa.
[Download TCC]