Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RAFAELA RAMOS SOARES GONÇALVES
IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
UMA ABORDAGEM ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA NO ENSINO MÉDIO.
Resumo
A aprendizagem de Análise Combinatória sempre se mostrou como um obstáculo aos alunos, devido à forma de abordar esse conteúdo, que geralmente é através da aplicação de fórmulas, o que faz perder o sentido da resolução de problemas. Portanto, este presente trabalho teve por objetivo verificar como está o ensino de Análise Combinatória no Ensino Médio e avaliar a aprendizagem dos alunos com diversas metodologias observadas. Além de verificar e avaliar o ensino desse conteúdo, este trabalho também tem por objetivo mostrar a eficácia de outra abordagem de ensino, utilizando a resolução de problemas e as técnicas do Princípio Fundamental da Contagem, para desenvolvimento do raciocínio combinatório em alunos do Ensino Médio, melhorando, desta maneira, o ensino da matemática. As principais fontes de pesquisa foram os Parâmetros Curriculares Nacionais, artigos em revistas e periódicos, dissertações e teses. A partir desses referenciais teóricos foi elaborada a problematização da pesquisa, assim definida: A metodologia de resolução de problemas facilita o entendimento e a aprendizagem em Análise Combinatória? Como é ensinado esse conteúdo aos nossos alunos? A simples aplicação de fórmulas inibe o desenvolvimento do raciocínio combinatório? Esta aplicação é útil em algum momento? Para isso, foi observada a evolução do raciocínio combinatório de quatro turmas do segundo ano do Ensino Médio do Colégio São Paulo, situado na cidade de Teresópolis, no Estado no Rio de Janeiro. A metodologia de pesquisa utilizada foi qualitativa, para avaliar de forma exploratória a evolução dos alunos no aspecto cognitivo em relação ao conteúdo trabalhado e quantitativo, para apurar a aprendizagem dos alunos de forma padronizada, através de avaliações e questionários. Para responder os problemas da pesquisa foram utilizadas avaliações diagnósticas iniciais, intermediárias e finais e análise das provas dos alunos e dos métodos de resolução de problemas, além de uma revisão bibliográfica acerca do assunto abordado.
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