MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: REGINILDO AMORIM COELHO

UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA

Dissertação

Título
CONECTIVOS LÓGICOS: Desenvolvimento de Estratégias Pedagógicas
Resumo
A grande dificuldade que alunos do ensino médio têm quando se deparam com questões que envolvem raciocínio lógico, a pouca disponibilidade de atividades lúdicas que envolvam o tema Conectivos Lógicos e a importância do conteúdo na atual conjuntura do mercado de emprego, sendo muito utilizados em concursos públicos e testes para ocupação de postos de trabalho, motivaram a realização deste estudo; que tem como objetivo elaborar uma estratégia pedagógica para se trabalhar os conceitos básicos de Conectivos Lógicos de uma forma lúdica, isto é, de uma maneira mais prazerosa, contribuindo assim para a absorção, pelo aluno, do conteúdo exposto em sala. Essa busca de uma estratégia eficaz para se trabalhar o tema se fundamentou em pesquisas bibliográficas, em artigos e outros escritos acadêmicos e também em literaturas diversas, desde que mantivessem algum nexo de proximidade com o conteúdo. Durante esse estudo, notou-se a grande necessidade de se reaprender a ensinar Lógica nas salas de aula das escolas, tanto públicas quanto privadas, pois essa aprendizagem demonstra ser atualmente imprescindível para o futuro dos alunos. A estratégia aqui sugerida, basicamente se desenvolve na utilização de cinco jogos, desenvolvidos e aplicados no 2º do ensino médio de Escola Estadual Jorge Khoury na cidade de Sobradinho-BA, para se trabalhar as principais noções de Conectivos Lógicos (Proposições, Valor-Verdade e Negação de Proposições). A proposta didática aqui exposta se desenvolve em quatro momentos compostos de atividades a serem realizadas pelos alunos, podendo ser individualmente (caça proposições) ou em pequenos grupos (Jogo da Roleta, Cartas Proposicionais, Jogo da Estrada Proposicional e Jogo da Memória), e tem como finalidade promover uma maior interação entre os alunos e também entre estes e o professor, além de criar, no educando, o desejo de estudar, mais profundamente, Raciocínio Lógico.
[Download TCC]