Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GABRIEL COELHO TRINDADE
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
Números inteiros no Ensino Fundamental: Uma abordagem pedagógica prática conciliando o passado e o futuro
Resumo
A ideia para este trabalho surge da necessidade de se criar um material prático,
didático e aplicável para dar suporte aos professores de ensino fundamental, sobretudo
no que diz respeito ao ensino de números inteiros. Para isso, precisamos
contextualizar a origem dos números negativos bem como a resistência que houve
para sua aceitação, entendo assim que a dificuldades que os alunos possuem ao se
depararem com estes números é legítima.
Em seguida, construo de maneira formal o conjunto dos números inteiros,
explicitando suas operações, dedicando parte do capítulo ao estudo da polissemia do
sinal de menos. Embora essa construção formal não seja utilizada em sala de aula com
os alunos, cabe ao professor entender este processo, em seguida analisamos as
propostas do PCN para com o ensino de números inteiros.
Após o sólido embasamento histórico e teórico, iniciamos a parte prática do trabalho,
debruçando-nos sobre a formação do professor de matemática e sugerindo trabalhar
duas práticas pedagógicas em conjunto, o conhecimento de conteúdo no horizonte e a
aprendizagem significativa, que norteiam a forma na qual proponho o ensino de
números inteiros.
Tendo estruturado tais práticas pedagógicas e exemplificado diversas aplicações das
mesmas, deixo seis sugestões para o ensino dos números inteiros, todas elas testadas e
de aplicação imediata, pensadas para auxiliar o professor no seu cotidiano de sala de
aula.
Posteriormente concluo o trabalho e deixo como sugestão a inserção de conteúdo
prático (como o apresentado neta obra) nas graduação de licenciatura em
Matemática.
[Download TCC]