MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: WELLINGTON PEREIRA BRAZ

UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO

Dissertação

Título
Uma Proposta de Ensino de Geometria com Álgebra Vetorial no Ensino Médio
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta para o ensino de geometria plana, espacial e analítica para o ensino médio, usando a álgebra vetorial como principal instrumento para abordagem destes temas. Levando em consideração a forma como os livros de matemática desenvolvem o tratamento puramente algébrico e a ausência dos vetores no currículo do ensino médio, acreditamos que introduzindo esta ferramenta poderosíssima no contexto escolar, tanto pela sua aplicação na matemática pura e aplicada e na física, quanto pela facilidade na operacionalização algébrica, isto venha a facilitar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Deste modo, o trabalho foi desenvolvido partindo do estudo geométrico, axiomático e analítico dos vetores, objetivando especificamente sua aplicação em modelagem matemática. A metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e a utilização de aplicativos que facilitem a transição da geometria para álgebra.
[Download TCC]