Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WELLINGTON PEREIRA BRAZ
UFT - Fundação Universidade Federal do Tocantins - Palmas - TO
Dissertação
Título
Uma Proposta de Ensino de Geometria com Álgebra Vetorial no Ensino Médio
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral apresentar uma proposta para o ensino
de geometria plana, espacial e analítica para o ensino médio, usando a álgebra vetorial
como principal instrumento para abordagem destes temas. Levando em consideração a
forma como os livros de matemática desenvolvem o tratamento puramente algébrico e a
ausência dos vetores no currículo do ensino médio, acreditamos que introduzindo esta
ferramenta poderosíssima no contexto escolar, tanto pela sua aplicação na matemática pura
e aplicada e na física, quanto pela facilidade na operacionalização algébrica, isto venha a
facilitar aos alunos o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas. Deste modo, o
trabalho foi desenvolvido partindo do estudo geométrico, axiomático e analítico dos
vetores, objetivando especificamente sua aplicação em modelagem matemática. A
metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica e a utilização de aplicativos que facilitem
a transição da geometria para álgebra.
[Download TCC]