Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WESKLEY CARNEIRO DE MEDEIROS
UEPB - Universidade Estadual da Paraíba - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE TRIGONOMETRIA UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
Resumo
Em nosso dia-a-dia em sala de aula, temos observado que os estudantes vêem a Trigonometria como um complicado desafio, obscuro e difícil de ser compreendido. Assim,o entendimento das razões trigonométricas, tanto no triângulo retângulo quanto no ciclo trigonométrico, fica bastante comprometido. Pensando nisso e na necessidade de uma mudança nesse panorama, desenvolvemos uma proposta para o ensino da Trigonometria
a partir do software de geometria dinâmica GeoGebra. Acreditamos que o bom uso dessa tecnologia pode realmente alcançar os objetivos que não temos conseguido obter com os
métodos tradicionais, até porque traz uma motivação extra para os alunos. Utilizando um software de geometria dinâmica, o aluno pode fazer vários testes com uma só construção.
Já nos métodos tradicionais, utilizando régua e compasso para a construção dos objetos geométricos, o aluno precisará fazer uma construção para cada teste. Assim, o aluno terá mais chances para compreender a natureza e as propriedades dos objetos geométricos que estiverem estudando. A partir disto, pretendemos apresentar indicações de fundamentos
e de procedimentos da prática pedagógica em Trigonometria que, se utilizados, traduzem, na prática, o princípio de estarmos interessados em que os nossos alunos aprendam e se desenvolvam, tanto individual como coletivamente, resultando em avanços quanto ao aprendizado do tema em questão.
[Download TCC]