Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JAZIEL DE LIMA CAVALCANTE
UFAL - Universidade Federal de Alagoas - Maceió - AL
Dissertação
Título
Ensino da matemática para professores da EJA através do levantamento de quantitativo de revestimento na construção civil: uma abordagem prática e interdisciplinar
Resumo
Esta dissertação apresenta uma proposta pedagógica inovadora que integra o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a prática do levantamento
quantitativo de revestimentos na construção civil. A partir de uma abordagem prática e interdisciplinar, o trabalho visa contribuir para a formação de professores da EJA,
oferecendo-lhes ferramentas que contextualizem os conteúdos matemáticos à realidade dos alunos, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC). A pesquisa revisa a trajetória histórica da EJA no Brasil, discute os desafios enfrentados por essa modalidade educacional e destaca a importância da contextualização no ensino de matemática. Metodologicamente, são apresentados materiais didáticos e um passo a passo detalhado para a realização de cálculos relacionados a serviços de revestimento, como chapisco, emboço, reboco e pintura,
utilizando uma planta arquitetônica real de uma residência unifamiliar. Os resultados
destacam o potencial da proposta para tornar o ensino de matemática mais acessível,
relevante e motivador, tanto para professores quanto para alunos da EJA, reforçando
a aplicação prática e a transformação social por meio da educação. A dissertação
conclui com recomendações para a adoção da metodologia em diferentes contextos
escolares, contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas significativas
e inclusivas.
[Download TCC]