MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: IGOR LUIZ DORIA PINHEIRO

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - São Gonçalo - RJ

Dissertação

Título
O QUE OS INDICADORES DIZEM SOBRE A EVOLUÇÃO DO CENÁRIO EDUCACIONAL NO BRASIL: PERSPECTIVAS A PARTIR DA AVALIAÇÃO PISA NA ÁREA DE MATEMÁTICA
Resumo
Este trabalho discute a evolução da educação no Brasil sob a perspectiva da avalia- ção PISA. Para o desenvolimento desta discussão, foi realizado um estudo do histórico brasileiro na área de Matemática nesta avaliação, procurando examinar aspectos que permeiam esses resultados. Por ser frequentemente adotada como principal comparativo internacional e ter seus resultados adotados como referência para indicar a qualidade da educação do país, é de fundamental importância para o debate educacional uma visão mais ampla das informações que cercam os resultados dessa avaliação em larga escala. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica dos relatórios nacionais e da literatura acerca do histórico dessa avaliação e dos contextos que pretendemos analisar. A partir disso, foi elaborado um estudo dos recortes amostrais, examinando a evolução desses resultados dentro de um quadro contextual que considera os seguintes aspectos da educação em nosso país: nível de escolarização, evolução dos investimentos em educação, desigualdades regionais, condições escolares e diferenças entre as diversas redes ensino. Com isso, as argumentações deste trabalho têm como objetivos promover reflexões além da visão reducionista apresentada pelos rankings, e explicitar o quanto uma avaliação simplista desses resultados pode não refletir o real cenário do ensino de Matemática no nosso país. Procura-se aprofundar as discussões sobre a qualidade da educação, ressaltando a importância da interpretação e do entendimento dos contextos pelos quais foram construídos estes resultados. Esperamos que este estudo possa ajudar a aproximar o diálogo entre pesquisadores, educadores e sociedade.
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