MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ARNALDO ALMEIDA DA NATIVIDADE

UNIFAP - Universidade Federal do Amapá - Macapá - AP

Dissertação

Título
FRACTAL: UM MODELO PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Resumo
Um dos maiores desafios da modernidade é inovar e melhorar o ensino e aprendizagem dos alunos, principalmente nas áreas de exatas, em que a dificuldade e a complexidade da teoria se mostram mais evidentes, assim associando a teoria com a prática da rotina humana faz do estudo dos fractais uma proposta inovadora do ensino da matemática. Assim, este trabalho tem como problemático o que garante que a Geometria Fractal pode ser utilizada como uma alternativa que possibilite a aprendizagem mais interativa e eficaz. Objetivando verificar a teoria de Fractal, fornecendo alternativas e sugestões de se ministrar conteúdos matemáticos de forma mais atrativa aos alunos e os objetivos específicos: entender o surgimento dos fractais, descobrir suas características e comportamentos, utilizar os recursos pedagógicos digitais (Paint e Python) para a construção dos fractais com abordagem nos conteúdos matemáticos. Por meio de uma pesquisa é de caráter qualitativo, por meio da proposta pedagógica, baseadas em um referencial teórico e que têm o intuito de promover melhorias ou avanços nas práticas. Para obter dados desta pesquisa, utilizou-se pesquisa bibliográfica e estudos de casos. Inclusive trazendo propostas de prática pedagógica com o uso do Paint, ferramenta do Windows, e do Python como forma de ensino e aprendizagem dos fractais para os alunos do ensino médio.
[Download TCC]