Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOANILDO ALVES DA SILVA
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP)
Resumo
As condições inerentes ao mundo tecnológico contemporâneo têm demandado dos cidadãos cada
vez mais conhecimento e capacidades de abstração e análise. Tudo isso eleva a importância da
Educação Matemática em geral e, de forma mais especifica, da Educação Estatística. Esta última
possibilita ao indivíduo tomar melhores decisões em situações que envolvem incerteza. Dentre
os mecanismos acadêmicos adotados para o estímulo à educação matemática, destacam-se as
Olimpíadas de Matemática. Elas tiveram sua origem na Hungria em 1894 e, no Brasil, em
1979. Em particular, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
foi criada em 2005 com o objetivo de estimular o estudo da matemática e identificar talentos
na área. É um projeto nacional que tem como público-alvo os estudantes da educação básica,
a partir do 6o ano do ensino fundamental. Em seu formato atual a OBMEP é voltada para
escolas públicas e privadas brasileiras. De maneira a buscar evidências da importância atribuída à
Educação Estatística nos exames da OBMEP, este trabalho busca analisar as questões voltadas à
Probabilidade e Estatística. Embora já existam trabalhos com temática similar, estes não trazem o
ensino de probabilidade e estatística sob a ótica das habilidades a serem desenvolvidas juntos aos
estudantes e que constam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a solução desses
problemas, bem como não discutem um caminho sistemático de solução, a partir de definições,
axiomas e teoremas. As questões analisadas foram as das provas de 1a e 2a etapas dos anos de
2005 a 2019, estabelecendo um paralelo com o conteúdo da educação básica necessário para
que o estudante resolva a questão em pauta. As contribuições em relação à literatura existente
são, então: (i) o destaque à perspectiva trazida pela BNCC (no que diz respeito às habilidades
relacionadas a Probabilidade e Estatística), (ii) um tratamento analítico (a partir da frequência
com que cada uma delas é exigida na OBMEP) e (iii) sistemático (a partir da discussão de um
caminho genérico de desenvolvimento de soluções), permitindo vislumbrar pontos de melhoria.
A metodologia baseou-se em pesquisas bibliográfica e documental, de caráter qualitativo e
quantitativo, com estudo descritivo.
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