Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: LUCAS PEDROSA GOMES DE ABREU
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
ABORDAGEM DA GEOMETRIA PLANA NAS PROVAS DO ENEM
Resumo
Com a democratização do acesso ao Ensino Superior, oportunizada pela criação do Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM), preparar-se para este teste e submeter-se a ele já faz parte
do calendário educacional de jovens e adultos por todo o Brasil. Entretanto, sua extensão e
complexidade ainda são um desafio para aqueles que buscam obter boa pontuação na prova,
principalmente quando se trata das áreas que envolvem cálculos, como é o caso da Matemática.
Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar as questões de Matemática propostas
no ENEM que apresentam conceitos relacionados à subárea denominada Geometria Plana,
conteúdo recorrente no exame mas pouco debatido nas aulas da disciplina. O levantamento
de dados se deu por meio de pesquisa documental, explorando os problemas dispostos para a
área nas edições da prova realizadas entre 2009 e 2021. As informações extraídas serviram
de base para a seleção dos conceitos matemáticos apresentados ao longo do segundo capítulo
e necessários para a resolução das questões analisadas. Já no terceiro capítulo encontram-se
as questões de Geometria Plana solucionadas e comentadas, sendo esta a principal ferramenta
oferecida por esse estudo. A união entre a discussão teórica e a parte prática dessa produção
compõem uma apostila direcionada para estudantes do curso preparatório Edificar, que é uma das
atividades do Programa Edifique Ações, vinculado à extensão da Universidade Federal do Cariri
(UFCA). A elaboração de um material pedagógico dessa natureza, que vem a se juntar a outras
dissertações, visa auxiliar possíveis candidatos na preparação para o exame em evidência, que,
por sua vez, configura-se como a principal porta de acesso para o Ensino Superior atualmente.
Além do apoio ao público-alvo citado, espera-se que as discussões aqui presentes também
contribuam para uma reflexão sobre como tem se dado o ensino de Matemática nas escolas
públicas do país, oportunizando melhorias no processo de ensino/aprendizagem daqueles que
integram tais instituições.
[Download TCC]