MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROSANGELA VOLOBUEFF DO NASCIMENTO

UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS

Dissertação

Título
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA METODOLOGIA DE ENSINO ENVOLVENDO FUNÇÕES E INTERDISCIPLINARIDADE
Resumo
O presente artigo utilizou-se de pesquisas bibliográficas e metodologia de resolução de problemas como proposta de desenvolvimento na aprendizagem no ensino das funções de forma interdisciplinar. Apresenta de acordo com a BNCC as habilidades e competências que os estudantes do Ensino Médio devem desenvolver no período letivo e em sua vida cotidiana. Sendo que a Matemática está inserida em tudo ao nosso redor, faz se necessário a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, dá-se enfoque a Ciências da Natureza e suas Tecnologias, no intuito de inserir nossos estudantes como protagonistas de sua própria aprendizagem e os professores como mediadores e facilitadores desse processo. Neste sentido, esta metodologia de ensino através da resolução de problemas foi proposta para uma melhor visualização do conteúdo matemático envolvido, para proporcionar uma maior interação e participação efetiva dos estudantes na construção do conhecimento, de maneira agradável e significativa. Ensino, aprendizagem, funções, BNCC, resolução de problemas, interdisciplinaridade
[Download TCC]