MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: HELEN DA SILVA CORREA

UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS

Dissertação

Título
O ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: E AGORA PROFESSOR?
Resumo
Esta pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo principal analisar como se deu o ensino remoto em tempos de pandemia em uma escola de ensino básico na cidade de Ponta Porã-MS, identificando seus aspectos positivos e negativos. A pesquisa foi desenvolvida na Moderna Associação Pontaporanense de Ensino – MAPPE, situada na cidade de Ponta Porã – MS, no ano letivo de 2020, e envolveu um grupo de alunos e alguns de seus professores. A fim de fundamentar a análise, adotou-se Valente e Maltempi como aporte teórico. A análise dos dados foi desenvolvida a partir de uma entrevista semiestruturada com os professores, questionários aplicados aos alunos e registros de aulas da professora pesquisadora. Como aspecto positivo foi evidenciado o fato de as aulas serem gravadas possibilitando aos alunos revê-las em momentos diferenciados. Por outro lado, verificou-se que houve uma virtualização da sala de aula, que consistia em transferir para um ambiente virtual o ensino tradicional presente na sala de aula. Além disso, o estudo mostrou que houve prejuízo na aprendizagem reconhecido tanto pelos professores como pelos alunos. As principais dificuldades apresentadas pelos alunos foram: cansaço por estar muito tempo diante do computador, aulas monótonas, falta de interação com o professor e a falta de convívio com colegas. Verificou-se que tanto os alunos quanto os professores estavam despreparados para as aulas remotas. O despreparo dos professores perpassa pela formação desses. Ficou evidente que existem lacunas nas instituições de ensino em relação ao uso de tecnologias na educação.
[Download TCC]