MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ROMARIO SANTOS DE MOURA

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cruz das Almas - BA

Dissertação

Título
O INSTAGRAM COMO INTERFACE DIGITAL NO ENSINO DE ESTATÍSTICA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência didática para o ensino do conteúdo de Estatística no Ensino Médio com base na utilização do Instagram. Para tanto, foram analisados alguns documentos oficiais como BNCC, PCNs, DCNs e alguns autores como Moran, Creado e Cardoso afim de identificar as orientações em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ambiente educacional. Também procurou-se observar o que esses documentos oficiais trazem a respeito da inserção das redes sociais e os aspectos ligados ao ensino de Estatística para o Ensino Médio, como, por exemplo, as habilidades e competências que devem ser adquiridas pelos alunos dentro deste assunto. Para o desenvolvimento da sequência didática, foi tomado como base os pressupostos do TPACK de Mishra e Koehler, que trata-se de uma ferramenta de trabalho que contribui para o desenvolvimento de atividades com o apoio de tecnologias e o modelo SAMR de Puentedura com fins ao aprofundamento da análise de como o uso das TICs empregadas nessa sequência poderiam agregar no processo ensino - aprendizagem.
[Download TCC]