Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAROLINA SOARES DE OLIVEIRA BORGES
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
LESSON STUDY NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTENDIMENTOS A PARTIR DO I SILSEM
Resumo
Esta dissertação apresenta os resultados de um mapeamento de pesquisas que discorrem sobre
Lesson Study (LS) no Ensino Fundamental – Anos Finais divulgados nos Anais do I Seminário
Internacional de Lesson Study no Ensino de Matemática (I SILSEM), realizado em maio de
2021. Para isso, buscou-se conhecer os aspectos históricos de seu desenvolvimento no mundo
e no Brasil, bem como a natureza dos estudos que têm sido desenvolvidos e seus resultados no
que se refere à formação de professores e à aprendizagem dos estudantes. Os textos
evidenciaram a ampliação do número de estudos neste nível de escolaridade, ao mesmo tempo
em que mostraram a prevalência de estudos em contextos de formação continuada. Além disso,
os resultados revelaram aspectos da adaptação realizada em função dos contextos específicos
das salas de aula brasileiras. Igualmente, mostraram a importância da resolução de problemas
ao longo das etapas de planejamento-execução-reflexão da aula para o desenvolvimento
profissional docente e a ampliação das aprendizagens dos estudantes.
[Download TCC]