Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALEX DE ARAUJO FRANCISCO
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA ETAPA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A matemática exerce um papel essencial na evolução do pensamento crítico. Este, por
sua vez, consiste na habilidade de examinar informações de modo imparcial, analisar
argumentos de maneira coerente e tomar decisões embasadas e está altamente relacionado ao
letramento estatístico. O ensino da matemática, sem dúvida, oferece uma oportunidade ímpar
para desenvolver e aperfeiçoar tais competências. Este trabalho foi desenvolvido com o
propósito principal de pensar em estratégias para colaborar com o desenvolvimento do
letramento estatístico em estudantes da Educação Básica, mais especificamente, estudantes do
nono ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de
atividade interdisciplinar que promova o letramento estatístico por meio de uma investigação
relacionada às ideias darwinistas de seleção natural e, consequentemente o pensamento crítico
do estudante da Educação Básica. A proposta elaborada foi baseada na Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e em sugestões do Guideline for Assessment and Instruction in
Statistics Education (GAISE). A atividade proposta foi aplicada em uma turma de 9º ano do
Ensino Fundamental da Rede Municipal de Teresópolis (RJ). Apesar da impossibilidade do
uso de meios digitais para a realização da atividade, observou-se que os estudantes se
envolveram bastante com as atividades propostas, demonstrando interesse e boa compreensão
dos conteúdos trabalhados.
[Download TCC]