MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LAIS MACEDO DE ALMEIDA NUNES

CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Belo Horizonte - MG

Dissertação

Título
DISCUTINDO CONCEITOS DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA E INVESTIMENTOS FINANCEIROS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Resumo
A Educação Financeira promove o desenvolvimento de competências pessoais, possibilitando ao indivíduo maior condição para a tomada de decisões no âmbito financeiro. Em função de sua importância e relevância, esse tema tem sido crescentemente valorizado, ganhando espaço em diversas esferas nos últimos anos, principalmente no âmbito escolar. Tal contexto justifica a apresentação dessa pesquisa de mestrado no programa de Mestrado Profissional de Matemática em Rede Ampla (PROFMAT) no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais-CEFET-MG, que busca abordar e discutir questões relativas à Educação Financeira na Educação Básica, com objetivo de construir uma sequência didática que aborde a teoria de investimentos financeiros para alunos do 9º ano do ensino fundamental e investigar se tal sequência contribui para a educação financeira desses estudantes. A presente pesquisa é de natureza qualitativa e os procedimentos metodológicos utilizados foram a observação participante, questionários, gravações de áudio e vídeo. O desenvolvimento das atividades foi alicerçado por uma sequência didática, elaborada na perspectiva da Educação Financeira Escolar, à luz das orientações da Estratégia Nacional de Educação Financeira, ENEF, (2011) e das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018). Nesse sentido, a sequência didática explora temáticas como Educação Financeira, Matemática Financeira, Calculadora do Cidadão, taxas de juros, taxa Selic, inflação e investimentos em Renda Fixa e Variável. Essa sequência foi aplicada de maneira remota, devido à pandemia da Covid-19, no formato de um minicurso extraclasse, com quatro encontros de uma hora e meia de duração cada. Em seguida, analisamos as discussões levantadas durante o minicurso e o material coletado. Os dados analisados fornecem indícios de que o desenvolvimento dessa sequência oportunizou discussões de conceitos e aspectos financeiros promovendo a Educação Financeira dos estudantes. Reiterando a relevância da Educação Financeira Escolar, esperamos que esse trabalho e seus resultados sirvam de estímulo e auxílio para outros professores que desejem trabalhar com Educação Financeira e Investimentos na Educação Básica.
[Download TCC]