Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIOGO SOUZA QUARTEL
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
DESENHO DE CROQUIS DE PLANTAS BAIXAS NO ENSINO DE RAZÕES DIRETAMENTE PROPORCIONAIS
Resumo
Considerando as dificuldades no ensino da Matemática na educação básica e as constantes
transformações nos métodos de ensino, é apresentada neste trabalho uma pesquisa que
objetiva investigar as contribuições de uma sequência didática com atividades de criação de
croquis de plantas baixas para o estudo de razões diretamente proporcionais. Tais atividades
foram desenvolvidas com alunos de uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em
uma escola situada na zona rural da cidade de Espera Feliz em Minas Gerais. Trata-se
de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual foram avaliadas as habilidades adquiridas
com as atividades propostas na sequência didática. Por meio de um pré-teste, pode-se
constatar indicativos de que os alunos não possuíam habilidades voltadas aos conceitos
básicos para o ensino de razão e proporção. Sendo assim, precisou-se de um trabalho
revisional precedendo a aplicação da sequência didática no ensino de razões diretamente
proporcionais. Após aplicar a sequência didática e avaliar suas atividades, observou-se que
o desenho do croqui de uma planta baixa de uma escola por meio de conceitos de escala
e cálculos relacionados ao teorema fundamental da proporcionalidade pode contribuir no
ensino de Matemática.
[Download TCC]