MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: DIOGO SOUZA QUARTEL

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
DESENHO DE CROQUIS DE PLANTAS BAIXAS NO ENSINO DE RAZÕES DIRETAMENTE PROPORCIONAIS
Resumo
Considerando as dificuldades no ensino da Matemática na educação básica e as constantes transformações nos métodos de ensino, é apresentada neste trabalho uma pesquisa que objetiva investigar as contribuições de uma sequência didática com atividades de criação de croquis de plantas baixas para o estudo de razões diretamente proporcionais. Tais atividades foram desenvolvidas com alunos de uma turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em uma escola situada na zona rural da cidade de Espera Feliz em Minas Gerais. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual foram avaliadas as habilidades adquiridas com as atividades propostas na sequência didática. Por meio de um pré-teste, pode-se constatar indicativos de que os alunos não possuíam habilidades voltadas aos conceitos básicos para o ensino de razão e proporção. Sendo assim, precisou-se de um trabalho revisional precedendo a aplicação da sequência didática no ensino de razões diretamente proporcionais. Após aplicar a sequência didática e avaliar suas atividades, observou-se que o desenho do croqui de uma planta baixa de uma escola por meio de conceitos de escala e cálculos relacionados ao teorema fundamental da proporcionalidade pode contribuir no ensino de Matemática.
[Download TCC]