MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EWERTON TERRA MONTEZUMA MARTINS

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PERSPECTIVA DE SUA UTILIZAÇÃO COM MÉTODOS DE CONTAGEM
Resumo
Os Métodos de Contagem constituem um campo da Matemática que por vezes é considerado por alunos e professores como difícil. Isso acontece porque algumas vezes são apresentados utilizando fórmulas ou situações modelos que acabam inibindo a participação dos alunos, dificultando o desenvolvimento da criatividade e autonomia deles nas mais diversas situações propostas. Assim, os Métodos de Contagem se apresentam como conceitos afastados da realidade dos alunos, chegando a ser paradoxal, pois acabam se distanciando de sua principal ideia que é de oferecer ferramentas para a realização adequada de uma contagem, algo que muitas vezes acontece de forma intuitiva. Desta forma, é de grande importância repensar as metodologias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Assim, este trabalho utiliza a metodologia criada pelo matemático Geoge Polya intitulada Resolução de Problemas, como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Métodos de Contagem. Tal metodologia passou a ser interpretada como possibilidade de otimizar o ensino e aprendizagem de conceitos e procedimentos da Matemática escolar. A presente pesquisa tem como objetivo analisar quais são as contribuições da metodologia Resolução de Problemas para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do Ensino Médio em Métodos de Contagem. Essa pesquisa possui um cunho qualitativo e foi desenvolvida por meio de intervenção pedagógica, mediante a um teste exploratório, aplicado numa turma de 3ª série do Ensino Médio na modalidade Regular, de uma escola pública estadual no município de Campos dos Goytacazes - RJ. Devido à suspensão das aulas presenciais ocorrida por conta da pandemia do Covid-19, a aplicação da Sequência Didática ocorreu de maneira remota com adoção de aulas on-line utilizando o Google Meet. É valido ressaltar que, todos os problemas usados na aplicação foram desenvolvidos pelo pesquisador, visando proporcionar novas situações aos alunos participantes da pesquisa. Verificou-se que o uso da metodologia Resolução de Problemas deu oportunidade ao aluno de ser o protagonista no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo autonomia e criatividade, frente às situações apresentadas. Constata-se que, a referida metodologia pode contribuir, de forma relevante para o processo de ensino e aprendizagem dos Métodos de Contagem para os alunos da 3ª série do Ensino Médio.
[Download TCC]