MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GUSTAVO DUNCAN FRANCO

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS UTILIZADOS NA ELETRICIDADE POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
O estudo e aprendizado de Conceitos Matemáticos é algo crucial para o cotidiano da vida de uma pessoa e da sociedade, pois a sua utilização revela sua profunda relação com as demais áreas do conhecimento. Há uma realidade de dificuldades em aplicar os conhecimentos matemáticos para a resolução de problemas, como por exemplo nos conteúdos sobre Eletricidade. Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição da metodologia Modelagem Matemática para solução, de forma interdisciplinar, de situações-problema, por alunos do último ano do ensino Fundamental II, com o intuito de promover melhorias no processo ensino-aprendizagem dos Conceitos Matemáticos aplicados na Eletricidade. A metodologia aplicada permite uma inversão de ensino pois selecionam-se primeiramente os problemas e deles emergem os conteúdos matemáticos, de modo a resolvê-los. Devido ao contexto pandêmico atual provocado pelo SARS-CoV-2 (COVID 19), se fez necessário o isolamento social e as atividades práticas foram feitas de forma adaptada, incialmente, para o Ensino Remoto e, posteriormente, para o Ensino Híbrido. Esta pesquisa qualitativa foi realizada com alunos de uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Campos dos Goytacazes - RJ. Durante a realização das atividades práticas, os alunos resolveram situações-problema que os permitiram aprender sobre alguns conceitos matemáticos. Com a análise de todos os dados obtidos nos formulários de prática durante as experimentações, notou-se que tal abordagem contribuiu para a autonomia dos alunos, tendo como destaque a participação ativa e a curiosidade aguçada, o que proporcionou um trabalho em grupo bastante dinâmico na resolução das situações-problema abordadas. Concluiu-se que o uso da metodologia Modelagem Matemática aplicada na resolução das situações-problema na área da eletricidade foi um importante instrumento facilitador no processo de aprendizagem dos Conceitos Matemáticos envolvidos.
[Download TCC]