Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GUSTAVO DUNCAN FRANCO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS UTILIZADOS NA ELETRICIDADE POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Resumo
O estudo e aprendizado de Conceitos Matemáticos é algo crucial para o cotidiano da vida
de uma pessoa e da sociedade, pois a sua utilização revela sua profunda relação com as
demais áreas do conhecimento. Há uma realidade de dificuldades em aplicar os conhecimentos
matemáticos para a resolução de problemas, como por exemplo nos conteúdos
sobre Eletricidade. Este trabalho tem como objetivo investigar a contribuição da metodologia
Modelagem Matemática para solução, de forma interdisciplinar, de situações-problema, por
alunos do último ano do ensino Fundamental II, com o intuito de promover melhorias no
processo ensino-aprendizagem dos Conceitos Matemáticos aplicados na Eletricidade. A
metodologia aplicada permite uma inversão de ensino pois selecionam-se primeiramente os
problemas e deles emergem os conteúdos matemáticos, de modo a resolvê-los. Devido ao
contexto pandêmico atual provocado pelo SARS-CoV-2 (COVID 19), se fez necessário o
isolamento social e as atividades práticas foram feitas de forma adaptada, incialmente, para
o Ensino Remoto e, posteriormente, para o Ensino Híbrido. Esta pesquisa qualitativa foi
realizada com alunos de uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola particular
do município de Campos dos Goytacazes - RJ. Durante a realização das atividades
práticas, os alunos resolveram situações-problema que os permitiram aprender sobre alguns
conceitos matemáticos. Com a análise de todos os dados obtidos nos formulários de prática
durante as experimentações, notou-se que tal abordagem contribuiu para a autonomia dos
alunos, tendo como destaque a participação ativa e a curiosidade aguçada, o que proporcionou
um trabalho em grupo bastante dinâmico na resolução das situações-problema
abordadas. Concluiu-se que o uso da metodologia Modelagem Matemática aplicada na
resolução das situações-problema na área da eletricidade foi um importante instrumento
facilitador no processo de aprendizagem dos Conceitos Matemáticos envolvidos.
[Download TCC]