Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GABRIEL MARCAL NACOUR
UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR
Dissertação
Título
CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM QUESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º E 7º ANOS
Resumo
Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o
Pensamento Algébrico. A partir do levantamento de definições e características do
Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se
explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de
generalizações. Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão
selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o
Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. As
análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas
nas soluções das questões. Foram construídos quadros para apresentar detalhes das
características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções. O
estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do
Pensamento Algébrico.
[Download TCC]