MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: GABRIEL MARCAL NACOUR

UEL - Universidade Estadual de Londrina - Londrina - PR

Dissertação

Título
CARACTERÍSTICAS DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM QUESTÕES DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DO 6º E 7º ANOS
Resumo
Este estudo investigou questões de livros didáticos com potencial para explorar o Pensamento Algébrico. A partir do levantamento de definições e características do Pensamento Algébrico, em uma abordagem qualitativa e interpretativa, buscou-se explorar as questões selecionadas priorizando aspectos com padrões e possiblidades de generalizações. Foram apresentadas mais de uma solução para cada questão selecionada e simulamos caminhos que o professor pode trilhar para explorar o Pensamento Algébrico com estudantes do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. As análises foram feitas confrontando a teoria estudada com as possibilidades apresentadas nas soluções das questões. Foram construídos quadros para apresentar detalhes das características do Pensamento Algébrico nos encaminhamentos das resoluções. O estudo mostrou que observar padrões e regularidades favorece o desenvolvimento do Pensamento Algébrico.
[Download TCC]