Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ELTON RODRIGO DE MORAES
UFLA - Universidade Federal de Lavras - Lavras - MG
Dissertação
Título
CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA GEOMETRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA CIDADE DE MINAS GERAIS
Resumo
Pesquisas apontam que nos anos iniciais do ensino fundamental a matemática e principalmente, a geometria, são muitas vezes negligenciadas. Isso se dá por uma série de fatores, como o fato da maioria dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) possuírem formação em cursos de Magistério e Pedagogia, os quais apresentam pouco conteúdo de Matemática em sua grade curricular (CAZORLA; SANTANA, 2005), (CLESAR; GIRAFFA, 2020). Sousa (2019) fez um estudo sobre os cursos de pedagogia em Minas Gerais e aponta para essa realidade. Para Lorenzato (1995), esta é uma das principais razões que contribuem para a falta de conhecimentos geométricos necessários por parte dos professores e consequentemente resultam em um ensino deficiente da geometria. Pensando em mudar esse cenário a Prefeitura
Municipal de Pouso Alegre - MG, em 2019, incluiu uma aula de geometria por semana nos anos iniciais do ensino fundamental, sendo lecionada por um professor específico licenciado em matemática. O objetivo deste trabalho é contribuir com o ensino de geometria nos anos iniciais, relatando as práticas pedagógicas adotadas pelos professores de geometria em sala de aula, além das dificuldades encontradas. Foi feita uma pesquisa de campo de caráter qualitativa com entrevista semi-estruturada. Os dados coletados foram analisados através do método de análise de conteúdo proposto por Bardin (1977).
[Download TCC]