Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EGINO VALCANAIA
UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina - Blumenau - SC
Dissertação
Título
Introdução à Geometria Esférica no Ensino Médio.
Resumo
A presente dissertação propõe uma sequência didática para o Ensino Médio que pretende auxiliar os alunos dessa faixa escolar no desenvolvimento de habilidades de argumentação dedutiva através da Geometria Esférica. Com a Engenharia Didática como metodologia de pesquisa, a sequência didática foi elaborada partindo da investigação dos textos de Geometria empregados no ensino pregresso do público alvo, que expôs lacunas concernentes à argumentação dedutiva no processo de ensino dessa área da Matemática. A revisão da literatura de Geometria Esférica sinalizou conceitos com potencial para serem trabalhados no Ensino Médio, os quais foram sequenciados, munidos de materiais didáticos e de uma metodologia de ensino, formando a versão preliminar da sequência didática que foi submetida à experimentação em duas turmas do último ano do Ensino Médio. Nesse processo, conforme preconizado pela Engenharia Didática, as atividades propostas na sequência didática foram submetidas à análise contínua, confrontando objetivos estabelecidos com a aprendizagem demonstrada pelos alunos, que possibilitou a implementação de melhorias para a versão final da sequência didática, considerada válida pela última fase da Engenharia Didática.
[Download TCC]